Loja virtual Magazine Vagnerso:

Loja virtual Magazine Vagnerso:
Uma loja virtual parceira do Magalu!

Segunda Igreja Presbiteriana de Nilópolis, foi organizada em 04/05/1958!

Segunda Igreja Presbiteriana de Nilópolis, foi organizada em 04/05/1958!
http://2ipn.blogspot.com.br/
Olá, Deus seja contigo!
Quero agradecer sua visita, desejando que a presença de Deus seja manifestada em sua vida poderosamente, que teu dia seja abençoado e abençoador em Jesus Cristo!

domingo, 5 de outubro de 2025

Sermão: A Luz Antes do Amanhecer (sobre a Pré-Reforma)

 Sermão: A Luz Antes do Amanhecer (sobre a Pré-Reforma)

Texto Base João 1.1-5:

Grego Receptus: 1. εν αρχη ην ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογος 2. ουτος ην εν αρχη προς τον θεον 3. παντα δι αυτου εγενετο και χωρις αυτου εγενετο ουδε εν ο γεγονεν 4. εν αυτω ζωη ην και η ζωη ην το φως των ανθρωπων 5. και το φως εν τη σκοτια φαινει και η σκοτια αυτο ου κατελαβεν

Transliteração: 1. en archē ēn ho logos, kai ho logos ēn pros ton theon, kai theos ēn ho logos. 2. houtos ēn en archē pros ton theon. 3. panta di’ autou egeneto, kai chōris autou egeneto oude hen ho gegonen. 4. en autō zōē ēn, kai hē zōē ēn to phōs tōn anthrōpōn. 5. kai to phōs en tē skotia phainei, kai hē skotia auto ou katelaben.

ARA - 1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2. Ele estava no princípio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. 5. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.

ACF - 1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2. Ele estava no princípio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

NVI - 1. No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. 2. Ela estava com Deus no princípio. 3. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. 4. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. 5. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.

NTLH - 1. No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. 2. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. 3. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. 4. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. 5. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la.

Exórdio

Meus irmãos e minhas irmãs na Graça e Paz em Cristo Jesus, 

Neste domingo, 05 de outubro de 2025, veremos que a história da nossa fé não é uma linha reta e perfeita. Ela é marcada por altos e baixos, por avivamentos e por períodos de escuridão. Muitos de nós pensamos na Reforma Protestante como um evento repentino e explosivo, liderado por Martinho Lutero em 1517. Mas a verdade é que, antes daquele amanhecer, houve um longo crepúsculo. Entre os séculos XIV (1301 a 1400) e XV (1401 a 1500), homens e mulheres se levantaram, e como a luz em nosso texto, resplandeceram nas trevas, preparando o caminho para a grande mudança que viria. Eles foram a pré-reforma.

João nos diz que a luz resplandece nas trevas e as trevas não a compreenderam. Esta é uma metáfora poderosa. A Palavra de Deus, o Verbo, é a luz. No período que antecedeu a Reforma, essa luz estava sendo obscurecida por tradições, superstições e abusos. Mas Deus, em Sua soberania, levantou vozes para clamar por essa luz novamente, para trazer a Palavra de volta ao seu devido lugar.

Hoje, vamos refletir sobre três pontos cruciais que a pré-reforma nos ensina, ecoando a verdade de João 1.

1. A Redescoberta da Palavra de Deus

João 1:1: "No princípio era o Verbo..."

O primeiro ponto da pré-reforma foi a redescoberta da supremacia da Bíblia. Durante séculos, a Palavra de Deus foi reservada quase exclusivamente ao clero, escrita em latim, uma língua que o povo comum não entendia. As tradições da igreja muitas vezes superavam a autoridade das Escrituras.

Foi no final do século XIV que Deus levantou John Wycliffe (c. 1328-1384) na Inglaterra. Ele é conhecido como o "estrela da manhã da Reforma". Wycliffe dedicou sua vida a traduzir a Bíblia para o inglês, para que o homem comum pudesse ler e compreender a verdade por si mesmo. Ele sabia que o poder transformador não estava em rituais ou em decretos humanos, mas na Palavra viva de Deus. O Salmo 119:105 diz: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho." A pré-reforma foi o movimento que tentou reacender essa lâmpada.

2. A Necessidade da Graça e da Fé

João 1:4: "Nele estava a vida..."

O segundo ponto é a ênfase na salvação pela graça de Deus, através da fé. O sistema religioso da época criava um fardo pesado sobre as pessoas, que tentavam comprar sua salvação ou a de seus entes queridos através de indulgências, peregrinações e outras obras. A vida de fé se tornava um negócio, não um relacionamento com Deus.

No início do século XV, Jan Hus (c. 1369-1415), da Boêmia (atual República Tcheca), foi grandemente influenciado pelos escritos de Wycliffe. Ele levantou a voz contra a venda de indulgências e pregou corajosamente que a salvação vem pela graça de Deus, recebida pela fé em Cristo, e não por méritos humanos. Ele foi martirizado em 1415 por essa convicção, mas suas palavras e seu testemunho se espalharam, sementes plantadas em solo fértil. A Escritura em Efésios 2:8-9 é clara: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie."

3. O Sacerdócio de Todos os Crentes

João 1:3: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele..."

O terceiro e último ponto é a verdade de que o Verbo, Jesus Cristo, é o único mediador entre Deus e os homens. O sistema religioso da época colocava o clero como um intermediário essencial, o único que podia ministrar a graça de Deus.

A pré-reforma começou a contestar essa estrutura, sugerindo que todo crente, por ter a luz do Verbo em sua vida, tem acesso direto a Deus. Wycliffe, Hus e outros entendiam que, em Cristo, a barreira foi derrubada. 1 Timóteo 2:5 afirma: "Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem." Eles nos mostram que a verdadeira autoridade reside em Cristo, e não em uma hierarquia terrena.

Aplicação

Hoje, a luz do evangelho brilha com clareza em muitos lugares. Temos a Bíblia em nossa própria língua, a liberdade de adorar e o conhecimento de que a salvação é um presente de Deus. No entanto, o perigo de obscurecer a luz ainda existe.

Primeiro, a redescoberta da Palavra: Será que estamos lendo a Bíblia para entender a vontade de Deus ou apenas para confirmar nossas próprias opiniões? Vamos nos comprometer a ler as Escrituras como a autoridade final para nossa vida.

Segundo, a necessidade da graça e da fé: Será que estamos caindo na armadilha de pensar que somos "bons o suficiente" para Deus, que nossas boas obras nos garantem algo? Lembremos que nossa justiça é como trapos de imundícia aos olhos de Deus. A salvação é somente pela graça, através da fé em Jesus Cristo.

Terceiro, o sacerdócio de todos os crentes: Será que estamos vivendo como se tivéssemos acesso direto a Deus? Não precisamos de intermediários, de rituais ou de rituais complexos para orar e adorar. Somos sacerdotes para o Senhor, chamados a viver e a servir em Sua presença.

Que a luz do Verbo resplandeça em nossos corações e em nossas vidas. Que as trevas da ignorância, do legalismo e da autossuficiência não a compreendam. O legado da pré-reforma nos desafia a ser vigilantes, a manter a Bíblia no centro de nossa fé e a viver como o povo de Deus, redimido pela graça, em um relacionamento direto com o nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

Amém.

Referências:

1.   CARSON, D. A. The Gospel According to John. Grand Rapids: Eerdmans, 1991.

2.  BARRETT, C. K. The Gospel According to St. John: An Introduction with Commentary and Notes on the Greek Text. 2. ed. Philadelphia: Westminster Press, 1978.

3.  HENDRIKSEN, William. Exposição do Evangelho de João. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.

4.  SHEDD, William G. T. Dogmática Teológica. 3. ed. São Paulo: Hagnos, 2021.

5. GONZALEZ, Justo L. Uma História Ilustrada do Cristianismo: A Era dos Reformadores. Vol. 6. São Paulo: Hagnos, 2011.

6. CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos: Uma História da Igreja Cristã. 3. ed. São Paulo: Vida Nova, 2008.

7. NICHOLS, Robert Hastings. História da Igreja Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 1998.

8. BÍBLIA SAGRADA. Almeida Revista e Atualizada (ARA). São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.


Nenhum comentário:

Postagens populares

Loja Virtual Magazine Vagnerso:

Loja Virtual Magazine Vagnerso:
Uma loja virtual parceira do Magalu!

Datas oficiais comemoradas pela IPB:

Janeiro
01 a 08 - Semana Universal de Oração
01 - Dia Mundial da Paz
07 - Dia da liberdade de cultos
21 - Dia Mundial da Religião
Fevereiro
1º domingo - Dia do Homem Presbiteriano
2º domingo - Dia da Mulher Presbiteriana
Março
04 - Dia Mundial da Oração
10 - Primeiro culto protestante no Brasil
11 - Dia da educação cristã
27 - Dia da Casa Editora Presbiteriana
Abril
22 - Paixão de Cristo
24 - Páscoa
Maio
2º domingo - Dia das Mães
3º domingo - Dia Nacional do Jovem Presbiteriano
Junho
08 - Aniversário do Jornal Brasil Presbiteriano
12 - Instalada a Sociedade Bíblica no Brasil
Julho
1 à 31 - Mês dos pastores jubilados e viúvas de pastores
10 - Dia do Diácono
4º domingo - Dia Nacional do Adolescente Presbiteriano
Agosto
07 - Dia do Presbítero
12 - Dia do Presbiterianismo Nacional e Dia das Missões
2º domingo - Dia dos pais
Setembro
08 - Dia dos seminários e seminaristas
3º domingo - Dia da Escola Dominical
Outubro
01 - Dia Nacional e internacional do Idoso
11 - Dia da SAF em Revista
12 - Dia das crianças e dia nacional da criança presbiteriana
31 - Dia da Reforma Protestante
Novembro
01 - Dia do Evangélico
05 - Circula pela primeira vez o Imprensa Evangélica, primeiro jornal religioso do País
11 - Dia Nacional da SAF
15 - Dia da proclamação da República
24 - Dia Nacional de Ações de Graças
30 - Dia do Teólogo
Dezembro
08 - Dia Nacional da Família
2º domingo - Dia da Bíblia e da Mulher de Pastor
17 - Dia do Pastor
25 - Natal