Uma das várias obras que Calvino escreveu é a obra-prima, o “epítome sistemático da doutrina cristã, conhecido” (CALVINO, 2001, pp.6-7) como ‘As Institutas’. A importância, a influência e a qualidade desta obra não possuem rival na história da teologia. Calvino também influenciou a cidade de Genebra no aspecto civil, além de instituir o ensino público obrigatório e leis de higiene e ética profissional, trazendo certo civismo para a cidade. Ele igualmente lutava pela abertura de uma escola ao lado de cada Igreja protestante, articulando fortemente a formação de valores éticos à educação cristã, mas também à formação cultural. Por este e outros motivos, Genebra passou assim a ser conhecida como a “cidade de Calvino” (GREGGERSEN, 2002, p.8).
Na famosa Academia de Genebra, fundada por ele em 1559, desenvolveu um programa de ensino unificado de nível primário, secundário e universitário. Assim provava o “óbvio não dito” (CALVINO, 2001, p.5) que para ele o ser humano representava o fruto de uma verdadeira educação. Em 25 de dezembro do mesmo ano, ele recebeu o título de cidadão da cidade. No ano da sua morte (1564), a Academia contava com 1200 alunos universitários, além de 300 alunos de outros cursos. A história de Calvino revela assim, implícita no seu pensamento, uma proposta educacional holística que visava à formação de bons cidadãos, capacitados intelectual e profissionalmente, além de bons ministros da Igreja. Embora o seu objetivo maior tivesse sido a formação de pastores e líderes para servir melhor à Igreja e à sociedade. A Academia de Genebra admitia alunos interessados em se aperfeiçoar nos estudos clássicos, que Calvino sempre apreciou. Para ele “a formação mental e a religião, a cultura e a moralidade andavam de mão dadas” (REARDON, 2ª ed., 1995, p.152). Como declarou a autora Gabriele Greggersen:
O que podemos Concluir [...] da prática pedagógica e da epistemologia de Calvino é que os educadores cristãos, particularmente os que autodenominam “reformados”, estão equivocados, quando se restringem à educação de crianças e adolescentes e, no máximo, de jovens, desprezando as descobertas recentes quanto à educação de adultos. Também estão enganados quando reduzem a Educação Cristã ao campo estritamente teológico e, quiçá, ao sistemático. Pois todo o conhecimento, teológico ou não, tem a sua referência ultima em Deus, e, portanto, em Cristo, servindo para a sua glória. (Greggersen, 2002, p.16)
Este humilde servo de Jesus Cristo, que tinha como lema a seguinte oração: Ofereço-te meu coração, Senhor, pronta e sinceramente (http://www.ipib.org/especiais/cal vino09).
Fonte: Oliveira, Vagner Silva de. A Educação Cristã: no Ensino Secular, na Escola Dominical e a Influência da IPB neste processo / Universidade Presbiteriana Mackenzie. Escola Superior de Teologia. São Paulo, SP. 2008. 71p. A4. pp. 28-29.
Fonte: http://www.ipib.org/especiais/calvino09
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