Loja virtual Magazine Vagnerso:

Loja virtual Magazine Vagnerso:
Uma loja virtual parceira do Magalu!

Segunda Igreja Presbiteriana de Nilópolis, foi organizada em 04/05/1958!

Segunda Igreja Presbiteriana de Nilópolis, foi organizada em 04/05/1958!
http://2ipn.blogspot.com.br/
Olá, Deus seja contigo!
Quero agradecer sua visita, desejando que a presença de Deus seja manifestada em sua vida poderosamente, que teu dia seja abençoado e abençoador em Jesus Cristo!

domingo, 10 de maio de 2009

500 anos do Nascimento de João Calvino

        O ano de 2009 será a oportunidade para comemorarmos os 500 anos do nascimento de João Calvino, que nasceu em 10.07.1509, o reformador de Genebra. Sua influência está presente em várias igrejas protestantes, como as reformadas e presbiterianas em todo o mundo. Embora célebre, na verdade ele é pouco conhecido entre nós (http://www.ipib .org/especiais/calvino09). Um grande reformador que deixou um legado em forma de ensino e de governo [...] que, devido à “todo o conteúdo, influência e abrangência do pensamento [...]” (CALVINO, 2001, p.5), e seria impossível diagramá-lo em poucas linhas. Mas ”é bastante provável que Calvino tenha sido (solus inter theologos est Calvinus)[1], o maior e principal teólogo cristão de todos os tempos” (CALVINO, 2001, p.6).

            Uma das várias obras que Calvino escreveu é a obra-prima, o “epítome sistemático da doutrina cristã, conhecido” (CALVINO, 2001, pp.6-7) como ‘As Institutas’. A importância, a influência e a qualidade desta obra não possuem rival na história da teologia. Calvino também influenciou a cidade de Genebra no aspecto civil, além de instituir o ensino público obrigatório e leis de higiene e ética profissional, trazendo certo civismo para a cidade. Ele igualmente lutava pela abertura de uma escola ao lado de cada Igreja protestante, articulando fortemente a formação de valores éticos à educação cristã, mas também à formação cultural. Por este e outros motivos, Genebra passou assim a ser conhecida como a “cidade de Calvino” (GREGGERSEN, 2002, p.8).

            Na famosa Academia de Genebra, fundada por ele em 1559, desenvolveu um programa de ensino unificado de nível primário, secundário e universitário. Assim provava o “óbvio não dito” (CALVINO, 2001, p.5) que para ele o ser humano representava o fruto de uma verdadeira educação. Em 25 de dezembro do mesmo ano, ele recebeu o título de cidadão da cidade. No ano da sua morte (1564), a Academia contava com 1200 alunos universitários, além de 300 alunos de outros cursos. A história de Calvino revela assim, implícita no seu pensamento, uma proposta educacional holística que visava à formação de bons cidadãos, capacitados intelectual e profissionalmente, além de bons ministros da Igreja. Embora o seu objetivo maior tivesse sido a formação de pastores e líderes para servir melhor à Igreja e à sociedade. A Academia de Genebra admitia alunos interessados em se aperfeiçoar nos estudos clássicos, que Calvino sempre apreciou. Para ele “a formação mental e a religião, a cultura e a moralidade andavam de mão dadas” (REARDON, 2ª ed., 1995, p.152). Como declarou a autora Gabriele Greggersen:

 

O que podemos Concluir [...] da prática pedagógica e da epistemologia de Calvino é que os educadores cristãos, particularmente os que autodenominam “reformados”, estão equivocados, quando se restringem à educação de crianças e adolescentes e, no máximo, de jovens, desprezando as descobertas recentes quanto à educação de adultos. Também estão enganados quando reduzem a Educação Cristã ao campo estritamente teológico e, quiçá, ao sistemático. Pois todo o conhecimento, teológico ou não, tem a sua referência ultima em Deus, e, portanto, em Cristo, servindo para a sua glória. (Greggersen, 2002, p.16)

 

Este humilde servo de Jesus Cristo, que tinha como lema a seguinte oração: Ofereço-te meu coração, Senhor, pronta e sinceramente (http://www.ipib.org/especiais/cal vino09).

 

Fonte: Oliveira, Vagner Silva de. A Educação Cristã: no Ensino Secular, na Escola Dominical e a Influência da IPB neste processo / Universidade Presbiteriana Mackenzie. Escola Superior de Teologia. São Paulo, SP. 2008. 71p. A4. pp. 28-29.

Fonte: http://www.ipib.org/especiais/calvino09



[1] A expressão “solus inter theologos” aplicada a Calvino é de Joseph Scaliger. Conforme John Murray, “Introduction” em John calvin, Institutes of the Christian Religion, Trans, Henry Beveridge (Grand Rapids, MI: Eerrdmans, 1979), apud CALVINO, João. A verdadeira vida cristã. 2001. p.6

Nenhum comentário:

Postagens populares

Loja Virtual Magazine Vagnerso:

Loja Virtual Magazine Vagnerso:
Uma loja virtual parceira do Magalu!

Datas oficiais comemoradas pela IPB:

Janeiro
01 a 08 - Semana Universal de Oração
01 - Dia Mundial da Paz
07 - Dia da liberdade de cultos
21 - Dia Mundial da Religião
Fevereiro
1º domingo - Dia do Homem Presbiteriano
2º domingo - Dia da Mulher Presbiteriana
Março
04 - Dia Mundial da Oração
10 - Primeiro culto protestante no Brasil
11 - Dia da educação cristã
27 - Dia da Casa Editora Presbiteriana
Abril
22 - Paixão de Cristo
24 - Páscoa
Maio
2º domingo - Dia das Mães
3º domingo - Dia Nacional do Jovem Presbiteriano
Junho
08 - Aniversário do Jornal Brasil Presbiteriano
12 - Instalada a Sociedade Bíblica no Brasil
Julho
1 à 31 - Mês dos pastores jubilados e viúvas de pastores
10 - Dia do Diácono
4º domingo - Dia Nacional do Adolescente Presbiteriano
Agosto
07 - Dia do Presbítero
12 - Dia do Presbiterianismo Nacional e Dia das Missões
2º domingo - Dia dos pais
Setembro
08 - Dia dos seminários e seminaristas
3º domingo - Dia da Escola Dominical
Outubro
01 - Dia Nacional e internacional do Idoso
11 - Dia da SAF em Revista
12 - Dia das crianças e dia nacional da criança presbiteriana
31 - Dia da Reforma Protestante
Novembro
01 - Dia do Evangélico
05 - Circula pela primeira vez o Imprensa Evangélica, primeiro jornal religioso do País
11 - Dia Nacional da SAF
15 - Dia da proclamação da República
24 - Dia Nacional de Ações de Graças
30 - Dia do Teólogo
Dezembro
08 - Dia Nacional da Família
2º domingo - Dia da Bíblia e da Mulher de Pastor
17 - Dia do Pastor
25 - Natal