Ao iniciar uma perspectiva sobre a Educação Cristã, é conveniente buscar antes uma definição genérica de educação, para então partir em direção a uma abordagem bíblica e teológica. O TERMO EDUCAÇÃO Provém do verbo latino ‘educatìo’; ‘educare’, que tem o significado de alimentar, “ação de criar, de nutrir; cultura, cultivo”. A etimologia da palavra oferece uma chave significativa para a natureza da atividade em si, pois o seu cognato educere, significa “guiar, conduzir”, e o prefixo ‘e’, significa “para fora”. Assim, basicamente, educação é a atividade de “conduzir para fora”. O termo educação tem sido utilizado, ao longo dos tempos, com dois sentidos: o individual e o social.
1.1. A ÓPTICA INDIVIDUAL A educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada indivíduo, tendo em vista o aprimoramento de sua personalidade. Neste caso, o verbo latino expressa a idéia de estimulação e liberação de forças latentes. Percebe-se que a educação exerce profunda influência na formação da personalidade humana, e a visão que se tem do ser humano sempre determina a prática educativa adotada.
1.2. A ÓPTICA SOCIAL A ação que as gerações adultas exercem sobre as gerações jovens, orientando sua conduta, por meio da transmissão do conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e costumes aceitos pelo grupo social. Conforme diz Irene Mello de Carvalho: “Não há grupo humano, por mais rudimentar que seja sua cultura, que não empreenda esforços, de um ou outro tipo, para educar suas crianças e seus jovens” . A educação social possibilita que as aquisições culturais do grupo sejam transmitidas às novas gerações, contribuindo para a subsistência do grupo como tal . Walter Garcia busca conciliar, estas duas ópticas:
(...) é necessário verificar em que medida um sistema de ensino coletivo pode, mantendo sua orientação marcadamente social, conservar em seu interior, elementos que permitam a solução dos problemas de adaptação individual. A convergência dos aspectos sociais e individuais talvez seja um dado fundamental ao qual os novos educadores devam dedicar maior atenção.
A educação pode se processar tanto de forma sistemática como de forma ‘assistemática’; educar envolve dois itens ou dois verbos primordiais que parecem estar em lados opostos, mas que convergem para o mesmo ponto. São eles: ‘ensinar’ e ‘aprender’. O verbo ‘ensinar’ tem sua etimologia do latim ‘insígno’, que significa pôr uma marca, distinguir, assinalar; quando se verifica o radical latino: ‘sign’ tem-se sua acepção. O elemento de composição no latim inclui: ‘sigillum’; com vários derivados prefixados, como no português de ensinar, de explicar, de instruir e de treinar.
Neste processo, pode-se visualizar que o verbo ‘aprender’ tem sua etimologia no latim ‘apprendo’; o radical ‘prend’ tanto passa a idéia de prender, apreender ou aprender. Como não se trata de uma postura passiva a partir do sujeito destes verbos, é possível concluir que nenhuma prática educativa pode ser neutra , pois todos os dois verbos são de ação e, portanto, há uma ação do sujeito. É destacada a visão da iniciativa do ser que ensina e aprende, Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira define educação como:
(...) ato ou efeito de educar; processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança, do adolescente e do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social. Educação envolve todo o agir humano, não se restringe apenas ao ato de educar, como um mero ato de transmitir conhecimentos a alguém. Educar é dar condições ao ser humano de desenvolver suas capacidades, visando a sua própria formação e o bem comum.
A educação é o mecanismo pelo qual o ser humano avança rumo ao crescimento pessoal e coletivo, desenvolvendo-se por completo, junto ao núcleo da humanidade ao qual pertence. Dentro desta forma conceitual, caracteriza-se a educação como ver-se-á na perspectiva cristã.
Material extraído do autor: Oliveira, Vagner Silva de. A Educação Cristã com ênfase na Escola Dominical. Rio de Janeiro, RJ: STPRJ, 2005. 102p. Monografia (BTh.) STPRJ. 1.Educação Cristã. 2.Escola Dominical. 3.Monografias. I.Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro. II.Título.
Um comentário:
Olá, Paz Vagner...mto bom e interessantes esses estudos....se aprofundar a cada dia na palavra d Deus é o q tds deveriam d fazer, pois viver na palavra e saber q somos escolhido do Senhor é um privilégio maravilhoso, algo sem igual....Deus é tremendo. Q vc continue sendo este vaso usado por Deus p/ abençoar vidas (1º Pedro 2.9)...Deus te abençõe. Paz!!!
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