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Segunda Igreja Presbiteriana de Nilópolis, foi organizada em 04/05/1958!

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sábado, 9 de maio de 2009

Reverendo Ashbel Green Simonton, 150 anos de testemunho de vida no Brasil!

Reverendo Ashbel Green Simonton (1833-1867)

 

Um (...) homem de Deus que iniciou seu trabalho missionário no Rio de Janeiro, Brasil, (...) (MATOS, 2004, pp.23, 29), Reformado Presbiteriano, e utilizou a Escola Dominical como arma de evangelização realizando seu primeiro trabalho em língua portuguesa, no Domingo, em 22 de abril de 1860 (SIMONTON, 1982, p.161). Segundo o Dr. Alderi Souza de Matos: “Em virtude da falta de fluência na língua portuguesa, [...] Trocou aulas de inglês e hebraico por aulas de português” (2004, p.25).

Segundo o Presb. José Roberto da Silva Costanza: “A Classe de Escola Dominical [...] no dia 19 de Maio,” aconteceu em uma casa alugada “na Rua Nova do Ouvidor31”, e começou “a dar aulas duas vezes por semana, em inglês e português, como recurso para ter contato com os brasileiros, e assim poder trazê-los à classe bíblica no domingo”. Nessa classe, “havia dois presentes, e pareciam interessados”, comenta o autor. Começou “o estudo no evangelho de Mateus. No domingo seguinte, havia três; no terceiro, mais; e no quarto”, foi “surpreendido de” ver “a sala cheia de homens e mulheres. Era um quadro jubiloso ao ver tantos brasileiros ansiosos para receber instrução religiosa” (Costanza, 2003, 13p). Essa Escola aparentemente foi organizada de modo mais formal em maio de 1867. (MATOS, 1998, p.2) Disto resultou à Igreja Presbiteriana do Brasil.

Neste ano de 2009 é comemorado os 150 anos de (...) história da Igreja Presbiteriana do Brasil que remontam à chegada do Reverendo Ashbel Green Simonton, ao Brasil, no Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 1859, com 26 anos de idade (NASCIMENTO, 1981, 8ª impr. 2003, pp.13-14), Rev. Simonton era de origem americana, membro do Presbitério de Carlisle, diplomado no Seminário Teológico de Princeton, nomeado Missionário pela Junta de Missões Estrangeiras na Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos da América em maio de 1859 (Ribeiro, 1981, pp. 17-18), foi o primeiro missionário enviado ao Brasil, com o objetivo de evangelizar os brasileiros propriamente ditos, “exceto o casal Kalley que estavam no Brasil como missionários e cabe ressaltar mais uma vez que foram eles os implantadores da Escola Dominical no Brasil,” “os outros missionários de outras denominações chegaram bem mais tarde no Brasil” com o intuito de evangelizar os brasileiros...

O ministério do Rev. Ashbel Green Simonton durou apenas 8 anos, vindo a falecer em São Paulo no dia 8 de dezembro de 1867 (Ribeiro, 1981, pp. 17-18). Mas neste interregno, iniciara o seu trabalho em língua portuguesa com a Escola Dominical, no Domingo, 22 de abril de 1860 (SIMONTON, 1982, p.161). Neste mesmo dia também dirigiu o seu primeiro culto em português. No dia 1º de Maio, passou a ser a Escola Dominical na Rua Nova do Ouvidor nº 31, havia dois presentes. Começou o estudo em Mateus, no quarto domingo à sala estava cheia de homens e mulheres (MATOS, 2004, p.25).

            Depois Passou “a dar aulas em inglês e português, como forma de contato com os brasileiros, a fim de trazê-los à classe bíblica no domingo”. Disto resultou em 12 de janeiro de 1862 à Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.

            Rev. Simonton foi responsável pela inauguração do Jornal Imprensa Evangélica em 1864 (MATOS, 2004, p.27) e em 16 de dezembro de 1865 Organiza o Presbitério do Rio de Janeiro, pois havia algumas Igrejas organizadas, em 14 de maio de 1867, ele criou o Seminário Teológico no Rio de Janeiro (MATOS, 2004, p.28), em conjunto com seus companheiros Rev. Alexander L. Blackford, Rev. Francis J. C. Schneider e Rev. George W. Chamberlain. Este seminário teve quatro estudantes e foram grandes obreiros: Antônio B. Trajano, Miguel G. Torres, Modesto P. B. Carvalhosa e Antônio Pedro de Cerqueira Leite (COSTANZA, 2004, p.24).

            Cabe ressaltar que o método utilizado por Simonton para evangelizar no Brasil foi a educação secular ensinando inglês, assim melhorando seu conhecimento da língua portuguesa, utilizou a Escola Dominical e também os estudos bíblicos na Igreja.

            Segundo o mestre da cadeira de história no ano 2003 do Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro, Presbítero José Roberto da Silva Costanza também foram organizadas:


 [...] Igreja de Lorena, Borda da Mata (Pouso Alegre) e Sorocaba. O homem que mais contribuiu para a criação dessas e outras Igrejas foi o notável Rev. José Manoel da Conceição (1822-1873), um ex-sacerdote que tornou-se o primeiro brasileiro a ser ordenado ministro do evangelho (1865). Visitou incansavelmente dezenas de vilas e cidades no interior de São Paulo, Vale do Paraíba e sul de Minas, pregando o evangelho da graça (Costanza, 2003, p.17).

 

            Este homem de Deus Rev. José Manoel da Conceição podemos dizer que foi o maior evangelizador protestante oriundo deste país na história do Brasil, ele evangelizou e ensinou a palavra de Deus em uma época em que as viagens eram feitas a ou de cavalo e burro, na sua grande maioria a eram distancias enormes a serem percorridas em prol da evangelização, ou seja, do ensinamento e geração de conhecimento.

A influência da IPB está na sua forma doutrinaria, no método que compõe sua organização e sua forma de ver o ser humano perante Deus, percebendo que Deus quer que o homem tenha o conhecimento da verdade.

 

 

Fonte: Oliveira, Vagner Silva de. A Educação Cristã: no Ensino Secular, na Escola Dominical e a Influência da IPB neste processo / Universidade Presbiteriana Mackenzie. Escola Superior de Teologia. São Paulo, SP. 2008. 71p. A4. pp. 36, 46-47


segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Liturgia Reformada


Características


1.     Objetividade

No entendimento de Calvino, o culto tem o objetivo principal de glorificar a Deus. Todos os elementos da liturgia  — leitura, oração, canto, sacramento, sermão — combinam-se para dar voz a uma grande doxologia oferecida pelo seu povo.

Calvino rejeitou os outros conceitos do culto, correntes em sua época:

a)      O da Igreja Medieval, para a qual a liturgia servia como meio de obter graça e perdão. Calvino ensinou que a graça e o perdão já foram alcançados para nós pelo sacrifício de Cristo. A congregação se reúne, não para obter graça , mas para celebrar com gratidão o dom  gracioso da salvação, concedido por Deus aos que crêem;

b)      O dos Anabatistas, os quais argumentavam que a finalidade do culto é proporcionar ânimo e conforto espiritual ao indivíduo. Calvino contestou esta posição por ser uma inversão do objetivo do culto, centralizando-o nos sentimentos do crente, ao invés de dirigi-los ao criador. O culto reformado não é subjetivo, com ênfase nas emoções religiosas do indivíduo. É a glória de  de Deus que buscamos no culto, e esta em primeiro lugar. O nosso próprio benefício espiritual é um dos frutos que resulta da adoração a Deus. A comunidade cristã se reúne para render ao Senhor “a glória devida ao Seu Nome”

2.     Ênfase na Palavra do Evangelho

É na Palavra do Evangelho que Deus se revela a seu povo: a) nas leituras das Escrituras Sagradas; b) no sermão; c) na Santa Ceia, em que a mesma Palavra é comunicada por outra maneira.

3.      Ênfase no sacramento da Santa Ceia – Calvino insistia em que a santa Ceia devia ser celebrada todos os Domingos – (Institutas, IV, XVII, xliii). João Knox também deu a mesma importância ao Sacramento. A mesa da Ceia era o ponto central no templo (não o púlpito e nem tão pouco um altar), o ministro dirigindo o culto da mesa, subindo para o púlpito apenas para ler as Escrituras e para pregar. Em Genebra , os participantes sentavam-se à volta da mesa para tomar a Ceia do Senhor.

Para Calvino, o ponto culminante da liturgia é o Sacramento.

4.     Continuidade com o passado

A liturgia não era uma “reforma” feita na Missa; era o reestabelecimento do culto da Igreja Primitiva, sem as perversões da Idade Média.

O Instrumento com que Calvino contou para efetuar a restauração do culto da Igreja Primitiva foi o Saltério. Nos Estatutos relativos à Organização da Igreja e do Culto em Genebra (1537), Calvino escreveu: “Desejamos que os Salmos sejam cantados na Igreja de acordo com o uso da antiguidade e o testemunho de São Paulo. O canto dos Salmos nos estimula a levantar os nossos corações a Deus”. Juntamente com os Salmos, foram cantados também os credos dos primeiros séculos da Era Cristã, o Decálogo, o Nunc Dimitris e outros hinos do Novo Testamento – todos metrificados. O culto Reformado não era inovação baseada na invenção dos reformadores; tinha profundas raízes no passado nas liturgias do antigo Israel e na Igreja Católica primitiva.

5.     Ênfase na participação de todo o povo

Através dos hinos todo o povo de Deus participava na liturgia. Não era um coro de vozes treinadas, que cantava para uma assistência; era a congregação de Jesus Cristo, que cantava para o louvor e a glória de Deus.

6.     “Faça-se tudo decentemente e com ordem” (I Coríntios 14:40)

A liberdade dentro dos princípios do Cristianismo Primitivo evitava por um lado, o formalismo de ritos mortos, e portanto, o relaxamento que se observa em muitas igrejas, onde qualquer “salada” seve para o culto e onde não existe qualquer sendo de liturgia.

Calvino insistiu em que houvesse liberdade disciplinada, na liturgia do culto.

7.     Liturgia em função da Transformação da Igreja e da Sociedade

É importante notar que para Calvino, dar glória a Deus significava muito mais do que entoar louvores no templo aos Domingos. Para ele, significava permitir que o Espírito Santo transformasse a vida individual e coletiva de tal forma que atingisse todos os seus aspectos religiosos, familiares, sociais, políticos, culturais, para se tornarem um grande salmo de louvor a Deus.

 

 

Fonte: apostila de palestra sobre Ano Cristão, Liturgia Reformada e Cores Litúrgicas.

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Datas oficiais comemoradas pela IPB:

Janeiro
01 a 08 - Semana Universal de Oração
01 - Dia Mundial da Paz
07 - Dia da liberdade de cultos
21 - Dia Mundial da Religião
Fevereiro
1º domingo - Dia do Homem Presbiteriano
2º domingo - Dia da Mulher Presbiteriana
Março
04 - Dia Mundial da Oração
10 - Primeiro culto protestante no Brasil
11 - Dia da educação cristã
27 - Dia da Casa Editora Presbiteriana
Abril
22 - Paixão de Cristo
24 - Páscoa
Maio
2º domingo - Dia das Mães
3º domingo - Dia Nacional do Jovem Presbiteriano
Junho
08 - Aniversário do Jornal Brasil Presbiteriano
12 - Instalada a Sociedade Bíblica no Brasil
Julho
1 à 31 - Mês dos pastores jubilados e viúvas de pastores
10 - Dia do Diácono
4º domingo - Dia Nacional do Adolescente Presbiteriano
Agosto
07 - Dia do Presbítero
12 - Dia do Presbiterianismo Nacional e Dia das Missões
2º domingo - Dia dos pais
Setembro
08 - Dia dos seminários e seminaristas
3º domingo - Dia da Escola Dominical
Outubro
01 - Dia Nacional e internacional do Idoso
11 - Dia da SAF em Revista
12 - Dia das crianças e dia nacional da criança presbiteriana
31 - Dia da Reforma Protestante
Novembro
01 - Dia do Evangélico
05 - Circula pela primeira vez o Imprensa Evangélica, primeiro jornal religioso do País
11 - Dia Nacional da SAF
15 - Dia da proclamação da República
24 - Dia Nacional de Ações de Graças
30 - Dia do Teólogo
Dezembro
08 - Dia Nacional da Família
2º domingo - Dia da Bíblia e da Mulher de Pastor
17 - Dia do Pastor
25 - Natal