Loja virtual Magazine Vagnerso:

Loja virtual Magazine Vagnerso:
Uma loja virtual parceira do Magalu!

Segunda Igreja Presbiteriana de Nilópolis, foi organizada em 04/05/1958!

Segunda Igreja Presbiteriana de Nilópolis, foi organizada em 04/05/1958!
http://2ipn.blogspot.com.br/
Olá, Deus seja contigo!
Quero agradecer sua visita, desejando que a presença de Deus seja manifestada em sua vida poderosamente, que teu dia seja abençoado e abençoador em Jesus Cristo!

sexta-feira, 3 de abril de 2015

O Ovo Simboliza:

O ovo é um símbolo universal de nascimento e criação, o qual se manifesta por meio da transformação sendo, portanto, um repositório "de uma nova vida". Em outras palavras, o ovo simboliza aquele que contém o germe, com uma forma semelhante aos testículos e características físicas bem definidas, ou seja, de cor branca e frágil.

Para tanto, no geral, o ovo representa uma forma primitiva embrionária e, dessa maneira, a nova vida, que está latente no ovo, uma vez que passa a ser associada à energia vital e à renovação periódica da natureza.

Simbologias e Significados do Ovo

Em termos gerais, o ovo é um símbolo de fertilidade e de eternidade e, normalmente, carrega associações puramente positivas como o renascimento, a renovação, a transformação, o divino, a sabedoria e a riqueza. É considerado um dos primeiros símbolos religiosos de modo que no Cristianismo representa aressurreição. Não obstante, o sol e a lua também são frequentemente associados com os ovos celestes de Ouro e Prata, respectivamente, como no Templo Inca de Coricancha, na cidade de Cuzco, visto que no local há uma placa de ouro ovalada que simbolizam o sol e a lua.

Para os alquimistas, muitas vezes, o ovo simbolizava o mistério da vida baseado na ideia de germe do “ovo filosófico” e, ademais, para muitas culturas esse símbolo universal esteve associado com a gênese do mundo por meio dos mito de criações pelo “ovo cósmico”, ou seja, aquele que carrega o potencial da vida, a imagem do mundo e da perfeição. Isso fica claro, por exemplo nas culturas egípcia, celta, grega, fenícia, hindu, tibetana, chinesa, japonesa, vietnamita, indonésia, dentre outras.

Associado também com o símbolo do Yin Yang, o ovo é a união das energias uma vez que a gema representa o feminino (o óvulo) e a clara, os espermasmasculinos. Dessa união, surge a simbologia da totalidade associado à ele.

Ovos de Páscoa

No contexto de páscoa, o ovo significa ressurreição ou regeneração. Entretanto, sua origem não é cristã uma vez que está associada ao mito da deusa da fertilidade anglo-saxã “Eostre”. Assim, na época primaveril, os ovos coloridos e as lebres estavam associados à ela e demostravam os ritos de fertilidade, de renovação e de renascimento. Fonte: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/ovo/


O Mito da deusa da fertilidade anglo-saxã “Eostre”.

Eostre, Ēostre, Ostara ou Ostera é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. Na primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação à ela associados. No entanto, descobriu-se que na verdade vem do Inglês Easter ou Eastre , um festival de primavera

De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora”. É uma Deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Ela deu nome ao Sabbat Pagão, que celebra o renascimento, chamado de Ostara.

No entanto, descobriu-se que na verdade o termo Páscoa vem do Inglês Easter ou Eastre , um festival de primavera e não de uma deusa, como se pensava antigamente.

Mas é importante perceber que a origem da Páscoa não pode ser vista pelo nome no inglês, mas no original hebraico, (פֶּסַח) Pessach, que significa salto, pulo. O salto do (מַלְאַךְ) anjo/mensageiro do Eterno (יהוה) sobre as casas dos filhos de Israel escravizados no Egito (Êxodo 12, 27). Em muitos idiomas, a palavra páscoa segue esse seu sentido original, passagem, mas a palavra no inglês e alemão não seguiram esse sentido original. Portanto é importante saber essa diferença, entre os cultos pagãos e judaico-cristãos.

Posteriormente, a igreja católica acabou por substituir às festividades pagãs de Ostara pela Páscoa, não sem absorver muitos de seus costumes, inclusive os ovos e o coelhinho da Páscoa. Podemos perceber isso pelo próprio nome da Páscoa em inglês, Easter, muito semelhante a Eostre. (...) Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eostre

O Coelho Simboliza

O Coelho
Simboliza a fertilidade, a abundância, a prosperidade, a inocência, a juventude, a astúcia e a inteligência.

O Coelho nos Contos de Fadas
O coelho é um animal que faz parte de muitas crenças, imaginários, literaturas, mitologias, folclores. Dessa forma, nos contos de fadas o coelho aparece como a figura do trapaceiro, usando sua astúcia para vencer os inimigos.

O Coelho e a Lua
Importante notar que em muitas culturas, o coelho está associado à lua uma vez que são animais considerados lunares, ou seja, que dormem de dia e cabriolam à noite. Nesse ínterim, na Europa, na Ásia e na África, acredita-se que as manchas presentes na lua simbolizam coelhos ou lebres.

Da mesma maneira, na China e no Japão, o coelho simboliza a lua, isso porque para eles nas áreas escuras e superior da lua cheia, sugerem a forma de um coelho. Dessa forma, na China, figuras de coelhos brancos são feitas para o "Festival da Lua" simbolizando assim, a prosperidade. Já no horóscopo chinês, o coelho é um animal Yin, considerado artista, atencioso e inteligente.

O Coelho na Mitologia Egípcia
O coelho também está associado à velha divindade Terra-Mãe, das águas fecundas e regeneradoras e, além disso, da renovação perpétua da vida. Assim, na Mitologia Egípcia, Osíris, deus da vegetação e do além, foi retratado com cabeça de coelho, representando assim, a inteligência e a renovação da vida.

O Coelho e os Povos Pré- Colombianos
Para os astecas, povo pré colombiano que habitavam a Península de Yucatán, os coelhos também estão presentes na lua e no calendário. Com isso, os "anos-coelho" são governados por Vênus, a irmã mais velha do sol, que comete adultério com sua cunhada lua, chamada "Thot".

Para os maias, o coelho representa um herói uma vez que a deusa-lua foi salva por um herói coelho e, com isso, simbolicamente o coelho salva e representa a renovação cíclica da vida.

Coelho da Páscoa
Originalmente, a Páscoa (Ressurreição de Cristo) era o período em que se celebrava a lua, e somente mais tarde que foi incorporada à liturgia Cristã. Por isso, ainda hoje, o coelho está associado a essa importante festa cristã e simboliza a nova vida e a fecundidade.

Pé de Coelho
O pé do coelho é reconhecido em toda a cultura americana como um símbolo que traz boa sorte, entretanto sua origem advém da tradição folclórica afro-americana. Dessa forma, a pata do coelho é utilizada como amuleto e também para atrair prosperidade, muitas vezes vendido em forma de chaveiro.

Acredita-se que só o pé traseiro esquerdo do coelho é considerado de sorte e, além disso, tem de ser esfregado para trazer sorte. Atualmente, a pata de coelho é menos popular por causa de questões de direito animal.

Postagens populares

Loja Virtual Magazine Vagnerso:

Loja Virtual Magazine Vagnerso:
Uma loja virtual parceira do Magalu!

Datas oficiais comemoradas pela IPB:

Janeiro
01 a 08 - Semana Universal de Oração
01 - Dia Mundial da Paz
07 - Dia da liberdade de cultos
21 - Dia Mundial da Religião
Fevereiro
1º domingo - Dia do Homem Presbiteriano
2º domingo - Dia da Mulher Presbiteriana
Março
04 - Dia Mundial da Oração
10 - Primeiro culto protestante no Brasil
11 - Dia da educação cristã
27 - Dia da Casa Editora Presbiteriana
Abril
22 - Paixão de Cristo
24 - Páscoa
Maio
2º domingo - Dia das Mães
3º domingo - Dia Nacional do Jovem Presbiteriano
Junho
08 - Aniversário do Jornal Brasil Presbiteriano
12 - Instalada a Sociedade Bíblica no Brasil
Julho
1 à 31 - Mês dos pastores jubilados e viúvas de pastores
10 - Dia do Diácono
4º domingo - Dia Nacional do Adolescente Presbiteriano
Agosto
07 - Dia do Presbítero
12 - Dia do Presbiterianismo Nacional e Dia das Missões
2º domingo - Dia dos pais
Setembro
08 - Dia dos seminários e seminaristas
3º domingo - Dia da Escola Dominical
Outubro
01 - Dia Nacional e internacional do Idoso
11 - Dia da SAF em Revista
12 - Dia das crianças e dia nacional da criança presbiteriana
31 - Dia da Reforma Protestante
Novembro
01 - Dia do Evangélico
05 - Circula pela primeira vez o Imprensa Evangélica, primeiro jornal religioso do País
11 - Dia Nacional da SAF
15 - Dia da proclamação da República
24 - Dia Nacional de Ações de Graças
30 - Dia do Teólogo
Dezembro
08 - Dia Nacional da Família
2º domingo - Dia da Bíblia e da Mulher de Pastor
17 - Dia do Pastor
25 - Natal