Loja virtual Magazine Vagnerso:

Loja virtual Magazine Vagnerso:
Uma loja virtual parceira do Magalu!

Segunda Igreja Presbiteriana de Nilópolis, foi organizada em 04/05/1958!

Segunda Igreja Presbiteriana de Nilópolis, foi organizada em 04/05/1958!
http://2ipn.blogspot.com.br/
Olá, Deus seja contigo!
Quero agradecer sua visita, desejando que a presença de Deus seja manifestada em sua vida poderosamente, que teu dia seja abençoado e abençoador em Jesus Cristo!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A Educação Cristã - Parte 2

Continuação: A Educação Cristã - Parte 2
A educação é o mecanismo pelo qual o ser humano avança rumo ao crescimento pessoal e coletivo, desenvolvendo-se por completo, junto ao núcleo da humanidade ao qual pertence. Dentro desta forma conceitual, caracteriza-se a educação como ver-se-á na perspectiva cristã.
1.3. A PERSPECTIVA CRISTÃ DA EDUCAÇÃO
Educação cristã é um desígnio em Cristo Jesus, “feito geralmente pelos membros da comunidade cristã, de participar das mudanças que têm lugar nas pessoas em sua relação com Deus, com a Igreja, com outros indivíduos e consigo” , levando as pessoas a uma “vida crescente e dinâmica de fidelidade a Deus e à Sua Palavra” . “Pela educação, a Palavra de Deus atinge o homem em toda sua realidade espiritual e material (...) A educação é um verdadeiro investimento nos leigos”.
Assim, a educação cristã é um processo, tanto de transformação como de formação de pessoas e de comunidades, pois “facilita, promove, gera, guia, acompanha e estimula o desenvolvimento das pessoas, a partir do nascimento até a maturidade e a morte”.
John H. Westerhoff III expôs que a educação cristã versa em “todos os esforços deliberados, sistemáticos e sustentados, pelos quais a comunidade da fé procura facilitar o desenvolvimento de um estilo cristão de vida, por parte de pessoas e grupos”.
A obra da educação cristã é tarefa própria da Igreja toda, desde o púlpito até a mais modesta sociedade doméstica; do pastor ao crente recém-recebido à comunhão da Igreja. “Uma educação cristã eficaz conduz o povo ao estudo da Bíblia como um meio de crescimento, não como fim em si mesmo. Um estudo fiel da Bíblia deve ser um meio de aprendizado para conhecer e obedecer a Deus”.
Entretanto, para se ter uma visão mais específica acerca da Educação Cristã, faz-se necessário examinar a Escritura com maior profundidade. A mentalidade semítica presente no Antigo Testamento, sem deixar de permear o Novo Testamento e a mentalidade judaico-cristã, própria do Novo Testamento, muito têm a ensinar em conjunto; são formas diferentes de enxergar o mundo, e, por conseguinte, de educar, mas que, por fim, desembocam em um único objetivo: o desenvolvimento da pessoa humana, conforme também atesta a autora Inez Augusto Borges:
A personalidade humana é continuamente influenciada pelo tipo de educação recebida no contexto familiar, na escola, através dos meios de comunicação e de todos os tipos de relacionamentos nos quais cada pessoa se envolve. A educação cristã, por sua vez, não pode pretender menos que influenciar profundamente a vida das pessoas e a cultura humana.
Quando analisa-se a educação cristã deve-se analisar dentro da perspectiva bíblica.
1.3.1 – A educação no Antigo Testamento
No Antigo Testamento tem-se como o primeiro educador da humanidade o próprio ‘yhwh’ = YAHWEH = Deus, pois ELE é o precursor do processo educacional dentro da perspectiva bíblica no conceito de fonte na criação, no Pentateuco e na vida de Israel como povo.
Na criação
De forma sistemática no relato da criação onde é explicada como cada parte e principalmente o ser humano foi criado, ELE ensina ao homem e a mulher o que devem e podem fazer no paraíso, ou seja, no Jardim do Éden conforme relata Gêneses 2.7, 8a, 8c, 15b, 16, 17, 18a, 18c, 21a, 22b, 23, 24, 25b:
Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. E plantou [...] um jardim no Éden, [...] e pôs nele o homem [...] e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. [...] lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que [...] esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea [....]cair pesado sono [...] e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. [...] transformou-a numa mulher e lha trouxe.E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. [...] estavam nus e não se envergonhavam. Da mesma forma que no relato bíblico Deus separa Noé e sua família do dilúvio para darem continuidade à humanidade, também chama Abrão para formar o povo de Deus. Na descendência de Abraão em seu filho Isaque e nos filhos de Isaque e etc.
Transliteração literal do termo (yhwh)¹, pois trata-se somente de consoantes hebraicas, que significa Deus. Segundo a tradição judaica é precisamente o nome Deus, mas é impronunciável conhecido como tetragrama sublime da língua hebraica.
1.Trata-se da Transliteração no formato da língua alemã deste termo (yhwh), que é o nome de Deus, segundo a tradição judaica.Versão ARA.

Material extraído do autor: Oliveira, Vagner Silva de. A Educação Cristã com ênfase na Escola Dominical. Rio de Janeiro, RJ: STPRJ, 2005. 102p. Monografia (BTh.) STPRJ. 1.Educação Cristã. 2.Escola Dominical. 3.Monografias. I.Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro. II.Título.

Postagens populares

Loja Virtual Magazine Vagnerso:

Loja Virtual Magazine Vagnerso:
Uma loja virtual parceira do Magalu!

Datas oficiais comemoradas pela IPB:

Janeiro
01 a 08 - Semana Universal de Oração
01 - Dia Mundial da Paz
07 - Dia da liberdade de cultos
21 - Dia Mundial da Religião
Fevereiro
1º domingo - Dia do Homem Presbiteriano
2º domingo - Dia da Mulher Presbiteriana
Março
04 - Dia Mundial da Oração
10 - Primeiro culto protestante no Brasil
11 - Dia da educação cristã
27 - Dia da Casa Editora Presbiteriana
Abril
22 - Paixão de Cristo
24 - Páscoa
Maio
2º domingo - Dia das Mães
3º domingo - Dia Nacional do Jovem Presbiteriano
Junho
08 - Aniversário do Jornal Brasil Presbiteriano
12 - Instalada a Sociedade Bíblica no Brasil
Julho
1 à 31 - Mês dos pastores jubilados e viúvas de pastores
10 - Dia do Diácono
4º domingo - Dia Nacional do Adolescente Presbiteriano
Agosto
07 - Dia do Presbítero
12 - Dia do Presbiterianismo Nacional e Dia das Missões
2º domingo - Dia dos pais
Setembro
08 - Dia dos seminários e seminaristas
3º domingo - Dia da Escola Dominical
Outubro
01 - Dia Nacional e internacional do Idoso
11 - Dia da SAF em Revista
12 - Dia das crianças e dia nacional da criança presbiteriana
31 - Dia da Reforma Protestante
Novembro
01 - Dia do Evangélico
05 - Circula pela primeira vez o Imprensa Evangélica, primeiro jornal religioso do País
11 - Dia Nacional da SAF
15 - Dia da proclamação da República
24 - Dia Nacional de Ações de Graças
30 - Dia do Teólogo
Dezembro
08 - Dia Nacional da Família
2º domingo - Dia da Bíblia e da Mulher de Pastor
17 - Dia do Pastor
25 - Natal